domingo, 26 de fevereiro de 2012

Você sabe o significado das cores na publicidade?

Já se perguntou o motivo da Coca-Cola e várias redes de Fast Food utilizarem vermelho em suas logomarcas? E por que a cor violeta não é recomendada no meio publicitário? Pois bem, o Ziperama juntou uma lista para você entender um pouco mais sobre o que as cores causam no ser humano, quando o assunto se trata de vendas.

Vermelho: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.
Laranja: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
Amarelo: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
Verde: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizam o frio, azeites, verduras e semelhantes.
Azul: Possui grande poder de atração; é neutro nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.
Roxo: Acalma o sistema nervoso, a ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.
Púrpura e Ouro: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
Marrom: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.
Violeta: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.
Cinza: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.
Preto: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.
Vale ressaltar que, a cor luz é diferente da cor pigmento, portanto, um outro motivo para a cor violeta não ser uma boa aposta, é pela quantidade de nuances que o seu pigmento, impresso, pode apresentar nos diferentes materiais de anúncio, causando assim, uma falta de uniformidade no que está sendo comunicado.

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